Comece a escrever um diário

 

Balão em mar aberto
Olá leitores,


Hoje é uma daquelas sextas-feiras em que não sei muito bem o que farei no final de semana. Talvez conferir as estreias da semana Elvis nos cinemas ou quem sabe descansar e jogar meu atual novo jogo favorito, Little Nightmares.

Não importa o que eu faça, uma coisa é certa: Vou escrever em meu diário.

O hábito de escrever um diário todos os dias é um dos hábitos mais relevantes que cultivo todos os dias, sem falta. Mesmo aos finais de semana estou anotando alguma coisa. Seja uma nova ideia, um sonho engraçado ou, simplesmente, uma pequena frase dizendo o motivo de eu ser grato por mais aquele dia vivido. Esse hábito aprendi com Pedro Calabrez que ministrava uma das matérias mais interessantes que tive na faculdade. Sem dúvida, escrever sobre minha gratidão diariamente tem me ajudado muito a reduzir o stress do fim do dia e ter motivação para viver o próximo com intensidade!

Inclusive, outro benefício de escrever em um diário é o de aumentar a possibilidade de ter sonhos lúcidos. Fora esse hábito, outras técnicas podem auxiliar você a conseguir tal feito. No entanto, essa é a que para mim mais funciona.

Além disso, quem sabe o seu diário não fique famoso algum dia. Até mesmo, ajude a entender um pouco como viviam determinadas pessoas em um determinado período histórico. Ainda que seja uma história triste (e magicamente inspiradora ao mesmo tempo) o Diário de Anne Frank poderia ter sido "apenas mais um diário", mas acabou virando um dos livros mais vendidos de todos os tempos.


Criando o hábito

Eu sei que as vezes iniciar um hábito pode ser muito difícil. Não quero aqui recomendar mais conteúdos voltados para hábitos no geral, e sim um livro sobre escrita especificamente que mudou a maneira que eu lido com a escrita no meu dia-a-dia. Desde a importância que dou para ela, ao meu planejamento diário para encaixar sempre um tempinho para escrever e também como e onde buscar as pequenas inspirações do seu dia e que podem virar ouro! Obviamente, nas mãos (canetas e teclados) corretos.


Stephen King é um dos maiores escritores da história. Tanto em qualidade de suas obras, quanto em número de livros escritos. Para mim ele também é um dos escritores mais criativos, sempre trazendo histórias interessantes sobre QUALQUER tema possível e imaginável.

Fora esses elogios, vale adicionar que ele, dentre todas as pessoas que já conheci, com certeza é a que incorpora de maneira mais fluida a rotina da escrita em seu dia-a-dia. Quase como uma religião ele escreve todas as manhãs, sempre seguindo uma rotina regrada e sem deixar escapar um dia sequer. Inclusive mesmo quando ele está viajando, há algum aniversário ou feriado naquele dia. Hábitos importantes devem se tornar inerentes ao meio em que estamos inseridos, eles devem se manter não importa o que aconteça!

Essa foi minha dica de hoje. Vai começar um novo hábito esse final de semana? Não vê a hora de comprar um belo Moleskine novo para começar seu hábito de escrita? Deixe-me saber aqui nos comentários!

Postagens mais visitadas deste blog

Passeio no Mubi Festival

Estreia: O telefone preto

Estréia: Batem à porta