Recomendação: 5 livros de Stephen King

Stephen King

Olá leitores,


Este senhor simpático da foto é, ninguém mais, ninguém menos, do que Stephen King. Um dos autores mais publicados, traduzidos e vendidos na história da literatura. E para quem acha que ele só escreva sobre terror (e eu só costumo ler livros de terror dele) ele é autor de diversas obras, que não são desse gênero, e que já foram parar no cinema. Como Um sonho de liberdade, Conta comigo e À espera de um Milagre.

essa lista interessante que achei no Letterboxd com 50 adaptações diretas ou inspiradas em livros e contos do autor, só para você ter ideia do quanto ele está presente também nas telonas, atuando em diferentes gêneros: ‎Stephen King, a list of films by Mike Thorn • Letterboxd

Hoje, trago 5 recomendações de livros que li mais recentemente dele e que gostei muito. Além disso, todos eles viraram filmes, inclusive o que traz alguns contos teve adaptação de uma de suas obras (por enquanto) para o cinema. Espero que você também goste!


Misery

Misery, ou Louca Obsessão como foi traduzido para os cinemas, é simplesmente um dos melhores livros que já li. Desde a construção das personagens quanto as descrições extremamente gráficas das cenas horripilantes tornam impossível que quem leia pare até chegar até o fim. Lembro que quando li ele,  estava em uma época da minha vida que pegava o metrô todos os dias. Cheguei a perder a estação umas duas ou três vezes, de tão compenetrado que eu estava.

Uma coisa muito legal da versão que eu comprei, foram as adaptações do texto nas páginas à medida que a máquina da escrever usada pelo protagonista vai quebrando. Por exemplo, a letra "p" havia quebrado, à partir daí todo o resto da história escrita enquanto ele está preso em seu cativeiro, tem o "p" escrito de forma manual em todas as páginas. Uma imersão muito criativa e que não compromete o andar da história.



It - A Coisa

Esse confesso que ainda não consegui finalizar. Muito por conta das mais de mil paginas. Foi o livro que me fez comprar um Kindle inclusive, pois comecei a ler ele também no metrô, o que na primeiras semanas se tornou algo impossível de manter, e me fez aderir ao leitor digital da Amazon, que eu super recomendo (até para os amantes do papel) principalmente para vagens e para levar na mochila.

Claramente quando Stephen King escreveu IT ele não estava lá no melhor momento de sua vida quando escreveu a obra. Caso tenha interesse, confira essa matéria sobre o assunto. Essa história só me faz pensar "mesmo na pindaíba, ele ainda é uma máquina de escrever". Uma vez que King já publicou mais de 60 obras.

Falando da história, IT traz uma história imensamente criativa, explorando diversas questões sociais e medos dos personagens que vivem a história, com descrições sempre geniais do autor e diversos momentos de tirar o fôlego. Para quem já conferiu os dois filmes recentemente lançados, pode ter certeza que o livro tem muito, mas muito mais a oferecer do que coube nas quase 6 horas entre as duas partes. A primeira parte , lançada em 2017 conta a história de infância do grupo, que durante o livro é contada em paralelo com diversos Flashbacks entre passado, presente e futuro (um passado, inclusive, que nem é mencionado nos filmes). A parte dois, foi lançada em 2019 e aborda apenas a luta dos personagens principais como adultos. A cena inicial da parte dois do filme, é também o início do livro.



O cemitério

O Cemitério (ou Pet Sematary) é um livro que também gosto muito e que fala de maneira muito profunda sobre o sentimento de perda. Antes que me corrijam, a grafia em inglês está correta, ainda que esteja errada. Só lendo o livro para entender.

A adaptação do cinema muda muito a história e vale a pena conferir o livro. Ainda que o final do livro não agrade muito e, no meu caso, até me fez rir bastante imaginando a cena grotesca descrita por King.


Escuridão total sem estrelas

Stephen King também é mestre na arte de criar contos. Aqui ele traz quatro histórias muito boas e assustadoras. Algumas tem o terror muito presente, outras fascinam pela presença não do medo e do terror explícito, mas sim pelo pavor de uma descoberta feita por uma esposa em relação a seu marido, simplesmente arrebatadora.

A história mais famosa desse livro ganhou as telas da Nteflix em 2017. Em 1922 um fazendeiro simples, mas orgulhoso, conspira para assassinar sua esposa para obter ganhos financeiros, convencendo seu filho adolescente a participar.


A maldição do cigano

Esse descobri que possuí um filme apenas quando fui escrever este texto e pensei "será que tem filme desse também?". Como King já tem lá seus 70 anos, muitas vezes me esqueço que ele começou a ter adaptações de filmes desde muito cedo. Além de muitas adaptações, pareceu nunca dizer não para qualquer roteiro que propunham sobre suas obras. Por isso, alguns filmes são excelentes, como À espera de um milagre e outros nem tanto.

Por nunca ter ouvido falar, algo me faz pensar que Thinner, baseado em a maldição do cigano, siga mais pelo caminho do comum e esquecível. No entanto, o livro é muito criativo e acompanha um advogado que caça um cigano país a fora com o objetivo de dar fim a uma maldição rogada por esse mesmo cigano a ele. Uma maldição que deixa o homem cada dia mais e mais magro, até o ponto de se tornar um esqueleto vivo. Não é uma das melhores obras de King, parece clichê de sessão da tarde, mas eu garanto que é bom.


Postagens mais visitadas deste blog

Passeio no Mubi Festival

Estreia: O telefone preto

Estréia: Batem à porta